Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2018

Descobrindo a individualidade

É engraçado como levamos tempo pra começar a entender as estranhezas de sermos nós mesmos. Passamos a maior parte do tempo, na infância e adolescência com aquela sensação de que devemos pertencer. Pertencer à um grupo, fazer parte dos rituais e compartilhar dos mesmo pensamentos e ideias, para "ter um lugar no mundo"; e, conforme a idade avança, essa sensação de pertencimento vai começando a deixar de fazer sentido.  "Porque eu tenho que pensar igual fulano?", "eu não concordo com o que beltrano faz" passam a ser pensamentos frequentes, e então fazer parte do grupo parece irreal, falso e superficial. Passamos tanto tempo imersos na coletividade que sequer sabemos lidar com nosso "eu" quando estamos sozinhos. Não estou dizendo que viver sozinho é a melhor solução, não é isso. Nós precisamos de amigos. Amigos, não grupos. Amigos que aceitam e respeitam a nossa individualidade. Não grupos que  encarceram e aprisionam no pensar coletivo. N...