Hoje eu preparei uma aula cujo tema foi "violência", o que ao meu ver parecia ser algo bacana, apesar de pesado, para discutir... No caso, a violência contra outros: mulheres, homens, crianças, idosos, deficientes, etc. Falamos sobre tipos de violência: física e psicológica, e também sobre as ramificações de motivos que podem desencadear atitudes violentas: intolerância, preconceito, abuso de autoridade, reafirmação de poder, sexismo, entre outros. Enquanto compartilhávamos experiências com algum contato violento em um momento da vida, eu, Rouxinol, me permiti voar ao passado. Alguns acontecimentos muito distantes, outros, nem tão distantes assim, e senti que talvez fosse a hora de falar abertamente sobre essas feridas, para que elas afinal cicatrizem. Aviso logo, que o conteúdo deste texto pode ser um pouco pesado, e caso você seja uma pessoa que se impressiona facilmente, ou seja sensível a certos conteúdos, por favor não prossiga. Sugiro que abandone a leitura a...